O documento fotográfico : da mediação cultural à mediação técnica

Maria do Carmo Serén

Resumo


A sociedade da comunicação é uma sociedade global, nómada e de registo que, com a prática do digital levou à definição do documentalidade (fenomenologia dos objectos sociais). Como documento social a fotografia depende e existe se as pessoas acreditarem que ela existe como documento – com uma intenção, vontade e uma expressão. Hoje aborda-se a foto-documento como forma, signo e médium. Se é um registo apreendido com significado é partilhável. Com o digital as operações passam a ser feitas em qualquer lugar e em qualquer tempo; deslocaliza-se o arquivo de conservação de dados (não há apropriação directa); a leitura exige o interface de uma máquina, quebrando-se a imbricação e continuidade entre o suporte tradicional e a inscrição, agora sujeita à formatação do programa, que pode por em causa a interpretação. A conservação apenas permite migração para outro dispositivo, o que se mantém é a estrutura lógica, a capacidade de reproduzir. À mediação cultural juntou-se, prioritária, a mediação técnica.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

 

 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.