Meio local e educação geográfica. Uma experiência de aprendizagem

Andreia Brasil Lemos

Resumo


A formação de alunos autónomos, reflexivos e ativos na sociedade depende muito das estratégias desenvolvidas pelos docentes, no sentido de tornar o conhecimento disciplinar mais apelativo no quadro da formação educacional geral e da vida dos alunos. É neste contexto que um professor reflexivo pode tornar este processo mais significativo para o aluno. A reflexão é fundamental à construção de novos saberes, é uma capacidade que se desenvolve ao longo do tempo e que se adapta a cada circunstância no ensino. É, por isso, um procedimento cíclico que se (re)constrói mediante cada nova abordagem. Enquanto professores, vamos adquirindo, com o tempo, novas experiências, equacionamos a nossa prática, repensamos metodologias e refletimos mediante os resultados mais ou menos favoráveis. Tentamos, assim, melhorar a forma como ensinamos e o modo como os alunos apreendem. Este artigo apresenta de um projeto que se centra no saber do aluno, no meio local e na reflexão. Mediante o trabalho de campo, visitas de estudo, a realização de entrevistas à população local e a análise de registos fotográficos, no projeto “O mesmo caminho com os olhos de ontem, de hoje e de amanhã – desafios da Geografia local” os alunos partem do saber histórico e cultural do meio onde vivem para a construção de uma aprendizagem autónoma e mais significativa. Parte-se da análise das dinâmicas geográficas atuais e da elaboração de uma retrospetiva do tempo e do espaço em estudo para se projetarem desafios futuros para o lugar onde vivem, com o objetivo de desenvolver a construção do conhecimento autónomo do aluno baseado no espírito crítico de forma a promover a responsabilidade para a cidadania.

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