O Facebook no processo ensino-aprendizagem da Geografia

Marta Ramos

Resumo


Considerando que nos encontramos inseridos na designada ‘sociedade da informação’ e, no seu seguimento, numa conjuntura em que há um crescente uso das redes sociais pela sociedade e pelos jovens, propusemo-nos averiguar a possibilidade de utilizar o Facebook como uma estratégia educativa alternativa.
Deste modo, apresenta-se uma discussão sobre o uso de redes sociais de forma a complementar o ensino presencial, envolvendo um estudo levado a cabo em turmas do 3.º ciclo de uma escola do Grande Porto, procurando-se explorar as potencialidades do uso do Facebook no processo ensino-aprendizagem da Geografia.
Os resultados obtidos, através da aplicação de inquéritos por questionário aos alunos e análise do registo das suas atividades na página do Facebook criada para o efeito, permitem concluir que as ferramentas disponíveis proporcionam a partilha de informação e facilitam a comunicação e interação alunos-professor, contribuindo para o aumento da motivação e melhoria do processo ensino-aprendizagem.


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