Geografia e as suas representações por alunos do 3º ciclo do ensino básico

Hugo Peixoto

Resumo


As representações preconcebidas que os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico têm da Geografia, devem ser consideradas e (re)trabalhadas no contexto das práticas pedagógicas que o professor necessitará de implementar ao longo do ano letivo. Com efeito, as perspetivas que cada aluno foi adquirindo ao longo da sua socialização, influenciam a forma como cada um interpreta não só a importância da disciplina no seu percurso escolar como a sua relevância no quotidiano, podendo condicionar a sua motivação, desempenho e resultados. Assim, o professor de Geografia não só tem a responsabilidade de definir a(s) metodologia(s) que melhor se adeqúem à aprendizagem dos conteúdos programáticos considerando o público-alvo, como deve ser capaz de transmitir a mais-valia da Geografia na construção dos seus valores ideológicos e sociais, ajudando-os a interpretar a sociedade de uma forma mais abrangente e inclusiva. Este artigo aborda precisamente as representações dos alunos sobre a disciplina de Geografia, visando compreender a sua perceção sobre esta área disciplinar, assim como perceber a evolução de ideias pré concebidas que entretanto foram trabalhadas na sala de aula ao longo do ano letivo. Foi utilizada uma metodologia de trabalho que incidiu na aplicação de inquéritos por questionário, adicionada a outros instrumentos qualitativos aplicados aos alunos do 3.º Ciclo do ensino básico, proporcionando desta forma uma leitura mais sustentada das suas configurações sobre a disciplina. Os resultados obtidos demonstram que os alunos consideram a Geografia uma disciplina importante para a compreensão da sociedade e para a sua formação enquanto cidadãos integrados num mundo cada vez mais complexo, globalizado e desagregado.

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