Famílias, estratégias educativas e percursos escolares

João Sebastião

Resumo


O alongamento da escolaridade obrigatória nas últimas décadas coloca à pesquisa sociológica sobre as desigualdades sociais na educação a necessidade de se questionar sobre as transformações que têm reconfigurado os complexos processos sociais produzidos pelo desenvolvimento dos sistemas educativos contemporâneos. Com recurso a modelos explicativos não deterministas, o presente artigo procura conhecer um tal quadro de complexidade e de opacidade. Para o efeito, e tomando por referência uma investigação sociológica recente desenvolvida em três contextos escolares de Lisboa, o artigo centra a sua atenção na acção e estratégias educativas das famílias dos referidos contextos e demonstra que as oposições tradicionais na relação com a escola têm vindo a transformar-se num quadro de diferenciação das valorizações, atitudes e trajectos escolares.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.
';



 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

                     

               

 

         

 

 

ISSN: 0872-3419

 

LISTA DAS REVISTAS