A criação e as formas arquétipas divinas: o exemplarismo em Santo Agostinho

Ricardo Evangelista Brandão

Resumo


A Doutrina da Criação é uma tese bastante difundida entre teólogos e filósofos cristãos ao longo da história, sendo mesmo na hodiernidade uma importante maneira de explicar a origem do universo do ponto de vista teológico–filosófico. Santo Agostinho deu uma importante contribuição ao Criacionismo, propondo que embora Deus tenha criado o mundo ex nihilo, tomou como modelo para moldar todas as criaturas, arquétipos eternos e imutáveis, pois, cada espécie de criatura antes de existir de maneira concreta, com forma e matéria, já existia em forma de ideias atemporais, no Lógos de Deus. É perceptível o Platonismo embutido nessa ideia, principalmente ao considerarmos que o filósofo de Hipona teve um importante contato com o Neoplatonismo, provavelmente na versão plotiniana. Todavia, não é justo dizer que ele simplesmente fez uma acomodação dos seres inteligíveis e entes sensíveis do sistema Neoplatônico ao Cristão, pois, existem distinções geradas pela síntese entre as duas tradições mencionadas e a perspetiva de pensamento do filósofo, que torna a conceção do Hiponense em certos aspectos com certo ineditismo.

Palavras-chave: Santo Agostinho, filosofia da natureza, criacionismo, exemplarismo.

 

Abstract: The Doctrine of Creation is a widespread thesis among Christian theologians and philosophers throughout history, and even today it is an important way of explaining the origin of the universe from the theological–philosophical point of view. St. Augustine made an important contribution to Creationism. He states that although God created the world ex nihilo, He took as a model to bring all creatures into existence an eternal and immutable archetype for each species of creatures. Therefore, before existing in concrete manner and in the material world, they already existed in the form of timeless ideas, in the Logos of God. The Platonism embedded in this idea is noticeable, especially when we consider that Augustine had significant contact with the Neoplatonism, probably in its Plotinian version. However, it is not to say that he simply made accommodated the intelligible beings and sentient beings of the Neoplatonic system to the Christian one, since there are distinctions generated by the synthesis between the two traditions mentioned and the perspective of thought of the philosopher, in certain aspects with a certain degree of novelty.

Keywords: Saint Augustine philosophy of nature, creationism, exemplarism.

DOI: https://doi.org/10.21747/ civitas/72018a3


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