A Manifestação da Alteridade no Discurso Colonialista Português e no Ensino Liceal (1954-1974)

Sandro Motta Campos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar a manifestação da alteridade dentro do discursocolonialista português através de uma perspectiva mais problematizada e teórica. Além dopensamento colonialista geral, será analisada de forma mais particular a manifestação daalteridade no universo do ensino liceal. Para isso serão objetos de análise os novos programascurriculares para o ensino liceal de 1954 e manuais escolares publicados após essa data até aqueda do Estado Novo. Aqui, o discurso de manutenção do império português será analisadoatravés de uma ótica de dominação, porém, não se restringirá apenas a isso. Apesar de legitimaruma relação de dominação, ele se relaciona diretamente com a construção de uma visão demundo, identidades e memória. Será através dessa perspectiva que serão analisadas asdinâmicas da alteridade no discurso colonialista e na escola do Estado Novo.

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 ISSN 0871-164X

eISSN 2183-0479

 

 

 

                                    

 

 

         

 

 

 

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