Cooperação Portugal – Guiné-Bissau: os projetos portugueses no sistema educativo guineense

Fara Caetano

Resumo


Portugal, enquanto membro participante da Declaração do Milénio das Nações Unidas, econsciente da importância da concretização deste compromisso até ao prazo estipulado (2015),define a cooperação para o desenvolvimento como uma das prioridades da sua política externa.Em consequência do passado histórico comum, da predominância da língua portuguesa e daexistência de sistemas administrativos e legais muito semelhantes, a maior percentagem daajuda bilateral portuguesa destina-se aos PALOP e a Timor-Leste.O presente artigo pretende dar a conhecer e analisar os projetos de cooperação implementadospelo Estado português, essencialmente durante a última década, na área da educação, noterritório específico da Guiné-Bissau. Trata-se de perceber em que medida é que tais projetosinterferem no desenvolvimento do sistema educativo guineense em particular, e nodesenvolvimento da Guiné-Bissau em geral.

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 ISSN 0871-164X

eISSN 2183-0479

 

 

 

                                    

 

 

         

 

 

 

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