A condição da mulher no Sermonário de Frei Paio

Bernardino da Costa Marques

Abstract


A concepção cristã do mundo e do homem no que diz respeito à condição feminina alicerça-se na revelação divina expressa nas Sagradas Escrituras. Assim o livro do Génesis (1,27) diz: «Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus: Ele os criou homem e mulher». Criados juntamente «o homem e a mulher são feitos «um para o outro»: não é que Deus os tenha feito «a meias» e «incompletos»; criou-os para uma comunhão de pessoas, em que cada um pode ser ajuda para o outro, uma vez que são, ao mesmo tempo, iguais enquanto pessoas («osso dos meus ossos») e complementares enquanto masculino e feminino»1. Criados para que, unidos no matrimónio e formando «uma só carne», transmitirem a vida humana. Criados para exercerem responsavelmente o domínio o domínio sobre toda a criação. Paulo de Tarso, completando a Velha Aliança, anunciará a regra de ouro, a harmonia da relação dopar humano: a lei do amor conjugal. «E vós maridos - diz ele à primeira comunidade cristã de Éfeso -, amai as vossas mulheres como Cristo amou a sua Igreja e se entregou por ela»2. Esta comunidade de dois, homem e mulher, instituiu a primeira forma de comunhão entre pessoas.


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