A BIBLIOTECA PÚBLICA NO SÉCULO XXI: modernizar, transformar ou renovar? O caso da Região Intermunicipal de Aveiro

Maria Beatriz Marques

Resumo


Resumo: O objetivo principal deste artigo é fazer uma sinopse histórica da Rede Nacional de Leitura Pública (RNLP), desde os finais da década de 80 do século passado até à 2ª década do século XXI. A visão subjacente insere-se num paradigma pós-custodial e científico que encara as organizações do ponto de vista sistémico, isto é, atribui a excelência do seu funcionamento e o cumprimento da sua missão à relação existente entre os vários subsistemas de informação e à capacidade de os gerir de forma integrada, através de um planeamento, implementação e avaliação permanente e rigorosa. Assinala-se a importância do contributo da Biblioteca Pública (BP) para a criação de valor para os cidadãos, enquanto elemento ativo na produção do conhecimento e no desenvolvimento socioeconómico, político, histórico e administrativo das Comunidades Locais. Apresentam-se algumas das conclusões gerais do estudo desenvolvido no âmbito da avaliação do índice de satisfação dos clientes das bibliotecas integradas na RNLP da Região Centro, dando um particular enfoque às BP da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Conclui-se pela necessidade de uma nova gestão da res publica baseada no estudo permanente das necessidades dos diversos stakeholders envolvidos no processo, desenvolvido através de uma metodologia que designámos de contingencial e que visa uma análise custo/benefício assente em evidências e não em pressupostos previamente estabelecidos.

Palavras-chave: Bibliotecas Públicas; Rede Nacional de Leitura Pública; New Public Management (NPM); Metodologia contingencial; Marketing de Serviços; Satisfação de Clientes; Qualidade de Serviços


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