Ações de competência em informação voltadas para as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha – ES

Eliana Terra Barbosa, Marta Leandro da Mata, Gleice Pereira

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da rede de bibliotecas escolares de Vila Velha (ES) no que se refere às ações para o desenvolvimento de competência em informação nos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, em que se realizou uma pré-análise dos projetos desta rede de bibliotecas, selecionando-se uma amostra com seis, que abarcavam ações de competência em informação. Em seguida, foi empreendida uma análise a partir das quatro dimensões da competência em informação. Como resultados, verificou-se que os projetos apresentam aspectos referentes às dimensões técnica, estética, ética e política. Considera-se que essas ações possibilitam aos alunos da Educação Básica o acesso e uso às informações, bem como a capacidade para realizar uma análise crítica de seus conteúdos. Também podem-se oferecer subsídios para o planejamento de futuros projetos pela biblioteca supramencionada e para outras que tenham interesse pela temática.

Palavras-chave: Biblioteca escolar; Competência em informação; Rede de bibliotecas escolares; Vila Velha, Espírito Santo, Brasil.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Copyright © 2013 | CITCEM | Contacto: gabinete_ab@hotmail.com | ISSN 0873-5670 | eISSN 2183-6671 | D.O.I. 10.21747/21836671/pag