PRISMA.COM n.° 33

ISSN: 1646 - 3153

A Guerra Colonial na imprensa
portuguesa da Guiné. A cobertura
jornalistica do conflito feita pelos

jornais O Arauto, Noticias da
Guiné e Voz da Guiné, entre 1961

e 1974

The Colonial War in the

Portuguese press of Guinea. The
media coverage of the conflict made
by the newspapers O Arauto,
Noticias da Guiné and Voz da Guiné,
between 1961 and 1974

Silvia Torres

Faculdade de Ciéncias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa / CIC.Digital

Resumo

Este artigo centra-se na imprensa portuguesa da Guiné
publicada durante a Guerra Colonial. Analisando os
jornais O Arauto (1961 a 1968), Noticias da Guiné (1968
a 1970) e Voz da Guiné (1972 a 1974), pretende-se
perceber que tipo de cobertura jornalistica fez esta
imprensa colonial sobre o conflito. A presente
investigagdo, integrada no estudo que esta a ser
desenvolvido no ambito do Doutoramento em Ciéncias
da Comunicagdo, na Faculdade de Ciéncias Sociais e
Humanas da Universidade Nova de Lisboa, visa também
recuperar a histéria do jornalismo entdo portugués
praticado em tempo de censura (e autocensura), durante
a Guerra Colonial e numa das provincias ultramarinas
envolvidas no conflito. Este estudo conclui que a
imprensa portuguesa da Guiné também serviu as Forgas
Armadas e que o Governo, da metrépole e da Guiné

Portuguesa, se serviu desta imprensa.

Palavras-chave: O Arauto; Noticias da Guiné; Voz da

Guiné; Guerra Colonial.

silviammtorres@gmail.com

Abstract

This article focuses on the Portuguese press of Guinea
published during the Colonial War. Analyzing the
newspapers O Arauto (1961 to 1968), Noticias da Guiné
(1968 to 1970) and Voz da Guiné (1972 to 1974), it is
intended to understand what kind of media coverage this
colonial press did of the conflict. This research is part of
the study that is being developed within the scope of the
PhD in Communication Sciences, at Faculdade de
Ciéncias Sociais e Humanas of Universidade Nova de
Lisboa, also aims to recover the history of Portuguese
journalism practiced during censorship (and self-
censorship) during the Colonial War and on one of the
overseas provinces involved in the conflict. This study
concludes that the Portuguese press of Guinea also
served the Armed Forces and that the Government, of the

metropolis and of Guinea, used this press.

Keywords: O Arauto; Noticias da Guiné; Voz da Guiné;

Colonial War.

PRISMA.COM (33) 2017, p. 33-46

DOI10.21747/16463153/33a2 33



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

Como surgiu a imprensa na Guiné Portuguesa? Que jornais existiram durante a Guerra
Colonial’? Que artigos foram censurados? O que é que foi noticiado sobre o conflito? A que
fontes recorreu a imprensa da Guiné para noticiar a guerra? Estas e outras perguntas
encontram resposta neste artigo' que alia duas tematicas: Guerra Colonial e imprensa da
Guiné Portuguesa. Através dos jornais O Arauto, Noticias da Guiné e Voz da Guiné”, os leitores
ficaram a saber aquilo que o Governo da metrépole e o Governo da Guiné Portuguesa queriam

gue se soubesse.

Na Guiné Portuguesa, até 1974, os media resumiam-se a imprensa e a radio. Televisdao nao
existiu. A primeira tipografia foi instalada em 1879, em Bolama, entdo capital da coldnia,
passando depois a ser designada por Imprensa Nacional. Foi através dela que se deu inicio a
publicacdo do Boletim Official do Governo da Provincia da Guiné Portuguesa”, que sé

terminou com o fim do regime colonial portugués.

O inicio da imprensa da Guiné Portuguesa remonta a 1883, data em que foi criado o primeiro
jornal independente na colénia, denominado Fraternidade. Surgiu em Bolama e teve apenas
uma edicdo centrada na fome em Cabo Verde, consequéncia da estiagem ocorrida naquele
ano. Entre 1883 e 1920, o Boletim Official do Governo da Provincia da Guiné Portuguesa foi o
unico meio informativo. No periodo 1920-1924, surgem o Ecos da Guiné (“Quinzendrio
Independente, Defensor dos Interésses da Provincia”), o A Voz da Guiné (“Quinzendrio
Republicano Independente”) e o Pré-Guiné (“Orgdo do Partido Democratico Republicano”),

jornais criados por funcionarios publicos e dependentes da Imprensa Nacional.

A primeira tipografia privada é criada em 1930. Nela foi impresso o Comércio da Guiné (“Orgao
dos Interesses da Coldnia”), o primeiro periddico nas maos de um guineense. Ainda nesta
década, a Guiné Portuguesa conhece mais trés publicacbes: 15 de Agosto, Sport Lisboa e
Bolama e A Guiné Agradecida. Dois anos depois de a capital da Guiné Portuguesa se mudar
de Bolama para Bissau, emerge, precisamente em Bissau, o Arauto (“Dilatando a fé e o
império”) e, entre 1950 e 1954, um novo Ecos da Guiné, agora mensario da Seccdo Técnica de
Estatistica, divulga informacdo governamental. Em 1956, Bolama conhece O Bolamense
(“Orgdo de Propaganda Regional, de Cultura e de Turismo”). Em abril de 1968, o Centro de

Informacado e de Turismo apresenta o Noticias da Guiné e, em 1972, surge o Voz da Guiné.

34



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

Quem consumia a imprensa era uma minoria de raca branca. Os nativos, salvo raras excecoes,
além de ndo terem posses econdmicas para aquisicdo de jornais e de serem analfabetos, ndo
dominavam a lingua portuguesa, adotada pela imprensa. Fazer circular publica¢cdes para la da
capital era também uma tarefa dificil, tendo em conta a falta de transportes e as mas

condicdes das vias (Ferreira, 1977).

Assim, entre 1961 e 1974, existiram apenas trés jornais na Guiné Portuguesa, em periodos

distintos: Arauto (até 1968), Noticias da Guiné (1968-1970) e Voz da Guiné (1972-1974).

Os primodrdios do Arauto remontam a 1942, quando este surgiu “sob a forma de um boletim
policopiado da responsabilidade da igreja catdlica. No ano seguinte, passou a mensario,
ganhando uma nova roupagem ao ser impresso” (Lopes, 2015, p. 36). A publicacdo, que estava
sob a alcada do padre Afonso Simdes, tinha redacdo e administracdo na Residéncia
Missiondria de Bolama e era organizada e reproduzida na Imprensa Nacional. Os temas
religido, Guiné Portuguesa, provincias ultramarinas e metrépole preenchiam o jornal. Em 1945
passa a ser impresso na Tipografia das MissGes e, no inicio da década de 50, assume
periodicidade diaria, ndo saindo apenas a segunda-feira. E também neste periodo que o padre
Afonso Simdes é substituido pelo padre José Maria da Cruz Amaral. Em 1958, o Arauto passa

a designar-se O Arauto.

Quando se inicia o conflito, em Angola, O Arauto era vendido em estabelecimentos comerciais
de Bissau por 1500. Por esta altura, ja continha também noticias internacionais, provenientes
de agéncias noticiosas nacionais e estrangeiras. Apesar de a publicacdo nao incluir ficha

técnica, sabe-se que a equipa era reduzida:

Tem uma tipografia. Redac¢do, porém, ndo ha. E o Ver. Padre Cruz Amaral quem
escreve os editoriais — quando pode; quem escolhe, dos servicos que recebe das suas
agéncias portuguesas, o material para a tipografia; quem selecciona, da escuta da
Emissora Nacional, as noticias para a “dltima hora”; quem marca os tipos e largura
dos titulos; quem revé as provas; quem ordena a paginacdo. SO para a pagina

desportiva é que tem redactores.

O retrato é feito por Dutra Faria, entdo diretor executivo e enviado especial da ANI (Agéncia

Noticiosa de Informacdo), a 7 de fevereiro de 1964, n’O Arauto, num texto sobre a Guerra

35



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

Colonial. Dutra Faria revelava que Portugal estava em guerra, “uma guerra revoluciondria — e
gue abrange, por isso todas as frentes”, sendo uma delas a informacao.
Figura 1- O Arauto deu conta dos acontecimentos ocorridos em

Angola a 4 de fevereiro de 1961 trés dias depois, com informacao
cedida pela agé‘ncia Lusitania

0 c:rdLT

DIARIO DA GUINE PORTUGUESA

..................

7 de Fevereiro d. \*l

; | Galvéo contra Galvae | Depois dos sangreatos motins de Luanda
Nola OI iciosa | | reina a calma na cidade ¢ na Proviacia de

esidencia do Conselho‘ _ Regista-se a origem estran-

B Sivir oo ASSALTO A0)| ) ra dos acontecimentos
NOS RESPONSAVEIS DO ASSALTO AO| ra agita ur
fA MARIA» E CONFIA AO CRITERIO E| xds
BNSCIENCIA DA COMUNIDADE INTERNACIO- | 9 Pro
I A APRECIACAO DOS ACTOS PRATICADOS
A Presidéacia 4o de revdiveres e de metra-
' & Imprensa o Zhadoras ligeiras. O Coman-
€| ou enaltecer a
=| louvdvel da org:
que se opem
Ou-| que tal acgdo fosse a pro-
pria salvagdo da Pdtria. E
"| assim o espirito oposicio-
nista excede de longe 0
espirito patridtico. ol
E das regros: @ ou;:cuo
& ,.,m.,., oposigio —
tico,

Além da falta de recursos humanos referenciada por Dutra Faria, até 1968, o jornal foi dando
conta de dificuldades a varios niveis, sendo a falta de energia elétrica a mais citada. A 9 de
abril de 1967, O Arauto publica uma entrevista feita a Jaime de Saint Maurice, entdo chefe de
redacdo da revista angolana Noticia, que se encontrava na Guiné. Uma das perguntas é esta:
“O que nos diz sobre a Imprensa local?”. Saint Maurice responde: “Estranhei profundamente
o atraso com que as noticias aqui chegam”. Na edi¢do de 5 de julho de 1967, Cruz Amaral
lamenta problemas financeiros: “(...) duvidamos é se poderemos continuar a viver assim por
muito mais tempo”. Previa-se o fim do primeiro (e Unico) jornal didrio da Guiné Portuguesa e
a premunicao estava certa: a 10 de abril do ano seguinte publica-se a ultima edicdo conhecida

do jornal, o nimero 6444.

“Desapareceu o Unico jornal da Guiné”. A agéncia de noticias Lusitania espalhou a informacao
e a imprensa metropolitana publicou-a. A breve que dava conta da extingdo do jornal
preocupou o Gabinete dos Negdcios Politicos do Ministério do Ultramar que, na mesma

semana, pedia esclarecimentos ao governador da Guiné:

36



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

Os meios de formacdo e informacdo da opinido publica da provincia ficam,

praticamente, reduzidos assim, a estacdo de radio difusao.
Ora sabe-se, que a cobertura radiofénica da provincia é manifestamente insuficiente.

Isto significara que ficam a competir as emissGes de Radio Bissau e as das estagdes
que funcionam nos paises vizinhos ao servico dos terroristas, com vantagens

evidentes para estas. O panorama é, pois, pouco brilhante.

(..)

A situacdo criada é, na nossa modesta opinido, dificilmente sustentdvel. As emissdes
quer de Radio Dakar, quer de Radio Conakry, em especial, e de um modo geral toda
almprensa e Radio afectas ao PAIGC [Partido Africano para a Independéncia da Guiné
e Cabo Verde], embandeirardao em arco e regozijar-se-do com o acontecimento que,

serd apresentado como mais uma vitéria sobre o “colonialismo” portugués."

Em resposta, chegava a metrépole a informacdo de que o jornal “deixou de ser publicado por
razoes financeiras, deficiéncias das maquinas, falta de pessoal. Serd substituido pelo Boletim
do CIT [Centro de Informagdo e Turismo] (...)".

Figura 2- No Noticias da Guiné, a guerra da provincia foi noticiada
apenas por comunicados oficiais

Boletim Informativo das Forcas Armadas
Periodo de 23 a 29 de Junho de 1969

PRTRYI

Durante o perfodo, o i

3 nimi to

zlagelou a povoacgio de Ej Gheia t s ld:ntlﬂcaquo to“rmnél? p:(:

F.o's aquartelamentos de Guileje, de informagéio, e as popul-zg.‘bes
La]_a' M. » Can- civis sofreram 2 mortos.

3 - .
i En-
Xudé, Tite e Cameconde; implan.
g:u el:lgeg}l\oo- explosivos na: arg-
e 'm (Mansoa) e Flaque 1
Amedé (Jabadd) e nas estradas MalS de
g:-bl;:l:o“ndo eNGadamael—Guueje: d M ? Toneladas
as 'ossas Troj
e e “penaeas Tropas nas  de Material apreen-
Dungor (Bula) e Tama (Binar) d'd inim:
- e ainda na estrada Buba-Aldeia 1do ao inimigo

3 Formosa.

¥ Em resultado das accdes reali-

zadas pelas Nossas Forcas, o ini- , P° Comando-Chefe das Forcas
m u: na regifio Rio Armadas da Guiné, recebemos o
Injafo (Barro), 1 morto; na re- seguinte COMUNICADO:

<Em das

em curso na regifo de Naga, as

Nossas Forcas assaltaram uma

base inimiga que destruiram  ten-

: do perseguido o inimigo que so.
baixas.

190 TR

=4 No decurso da acgdo foram
 capturadas ao inimigo mais de 3

37



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

O Noticias da Guiné (“Boletim do Centro de Informacdo e Turismo”) surge entdo na provincia
a 21 de abril de 1968. Custa, tal como o anterior, 1500 e é composto e impresso na Imprensa
Nacional da Guiné. No numero 1, o “novo 6rgao informativo”, que comeca por aparecer ao
domingo, promete “fazer o registo do dia-a-dia da vida da (...) Guiné” e dar “um ou outro
salpico de factos dominantes quer no todo nacional, quer na panoramica internacional”. Na
edicdo seguinte, publicada a 28 de abril, apresentava-se a equipa do jornal, constituida por
cinco compositores, dois revisores, um impressor e um servente. A 15 de setembro, o formato
do jornal aumenta. No “Editorial”, sem assinatura, desmente-se qualquer comparag¢dao com O

Arauto e promete-se para o futuro mais e melhor.

A4 dejaneiro de 1970, o Noticias da Guiné da a conhecer a comunicac¢ao do entdo governador
e comandante-chefe da Guiné, general Anténio de Spinola, proferida no Conselho Legislativo.
O general apresentava o “plano de ac¢do” a implementar na Guiné para o ano que se iniciava,
gue incluia o “dominio da Informacdo”. Propunha melhorar as condi¢des de funcionamento
da Emissora Oficial, reestruturar os servicos da Imprensa Nacional “com vista ao

desenvolvimento das artes graficas” e criar um “jornal didrio auténomo”.

O ultimo numero (108) conhecido deste jornal data de 22 de marc¢o de 1970. A extin¢do do

boletim ndo é anunciada. Até janeiro de 1972, ndo ha imprensa portuguesa na Guiné.

O Voz da Guiné (“jornal vespertino da Guiné Portuguesa”) apresenta-se a 15 de janeiro de
1972. O padre Cruz Amaral, ex-diretor d’O Arauto, é também o diretor da nova publicagado,

propriedade da Sociedade Editora da Guiné, com sede em Bissau. Cada exemplar custa 1550.

Surge como bissemanal “num periodo experimental”.

Num texto da autoria de Cruz Amaral, publicado na primeira edicao, a existéncia do Noticias
da Guiné é ignorada: “Voz da Guiné’ sucede ao jornal ‘O Arauto’, uma trincheira velha de 25
anos que nunca se devia ter fechado. Ndo diremos que fosse um valoroso mosqueteiro (...)
mas cumpriu o melhor que pode a sua missdo”. No mesmo texto, o diretor anuncia que o
vespertino Voz da Guiné “pretende ser um sinal de presenca e de confianca, um pregdo alegre
de optimismo, uma bandeira de paz no solo martirizado desta terra portuguesa”. Na mesma
edicdo, o governador da Guiné salda o jornal que prometeu criar no ambito do plano de acado
“Por uma Guiné Melhor”: o novo jornal vem “preencher uma profunda lacuna no dominio dos

meios de promoc¢dao do desenvolvimento sécio-cultural da Provincia, que jamais poderd

38



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

encarar-se sem a existéncia de uma informacao publica isenta e orientada no sentido de uma

auténtica formacao civica”.

Os conteudos do Voz da Guiné sdo apresentados na primeira edicdo. Deles fazem parte a

“Pagina das Forgas Armadas”:

Forma simples da nossa homenagem de todas as horas a quantos, nas fileiras do
Exército, da Armada, da Forca Aérea e de todas as corporagdes que completam o
sistema de defesa e proteccao da nossa Guiné se batem por Portugal, esta pdgina,
pela imagem e pelas palavras, incluird tudo quanto, directa ou indirectamente, se

referir as nossas Forcas Armadas.

Na edicdo seguinte (19 de janeiro), Cruz Amaral apresenta os “propédsitos” do Voz da Guiné,

jornal que

quer ser independente, senhor de si. Nem despotismos nem paternalismos. Nem de
Herodes nem de Pilatos. Nao quer ser da contestacdo nem da oposicdo. Mas rejeita
tudo isso para ser ele préprio e ndo outro. Pulsos sem algemas, livre como o vento.
(...) Depois, e ainda, “Voz da Guiné” deseja estar ao servico de todos (...) Todos os

assuntos serdo tratados com verdade e com correcgao.

Sobre o mesmo tema, publicam-se palavras de Spinola que garante que, apesar do apoio dado
ao vespertino, o Governo nao vai ter qualquer intervencdo “na feitura do jornal nem na
redaccdo nem no conteddo”. O general reconhece ainda que “nenhuma politica de
desenvolvimento podera ter plena expressdo ao ritmo desejado sem um reforco substancial

dos meios de informacgao”.

A 22 de janeiro de 1972, o Voz da Guiné anuncia que Spinola nomeia o padre Cruz Amaral,
diretor do jornal, como presidente da Comissao Provincial de Censura. Na tomada de posse,
o general explica a nomeacdo: o padre foi escolhido “pela devocdao com que vem servindo a
causa da Guiné”. Assim, continua, “(...) no seu desempenho, vai V. Ex.2 actuar como delegado
do Governo, e portanto como representante dos superiores interesses do Povo, a cuja luz
deverd orientar o seu critério de julgamento”. Esta edicdo apresenta a ficha técnica do jornal,

constituida por 17 pessoas: o diretor, um redator principal, um redator, um responsavel pela

39



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

informacao internacional, outro pelo gabinete fotografico, outro ainda pela publicidade e 11

trabalhadores nas oficinas.

Trés meses apos a estreia, o Voz da Guiné ja era trissemandrio e assim se manteve até 1974.
Em junho de 1972, tal como acontecia com O Arauto, a falta de energia elétrica era noticia.
Por este motivo, algumas vezes o jornal ndo foi publicado. Em janeiro de 1974, a escassez de
papel é também apontada como uma dificuldade. No més seguinte, o jornal passa a custar
2550. A uUltima edi¢do do Voz da Guiné disponivel na Hemeroteca Municipal de Lisboa data de

31 de agosto de 1974.

Durante a Guerra Colonial, a liberdade dos media foi sempre limitada, tanto na metrépole
como nas provincias ultramarinas, primeiro pela censura de Salazar e depois pelo Exame
Prévio de Marcello Caetano, e em dose dupla quando se tratavam de noticias sobre o conflito
(censura civil e censura militar). “(...) dominar e orientar por completo a opinido publica era
na realidade o grande e Unico objectivo da censura, mesmo quando mascarada de ‘Exame

Prévio’” (Azevedo, 1997, p. 64). Segundo Isadora Fonseca,

na Guiné, o Estado Novo ndo precisou fazer uso da censura e da perseguicdo contra
aimprensa e o jornalismo, pois ndo existiu uma imprensa que questionasse, criticasse
ou se opusesse as politicas autoritarias. Também ndo foi preciso que o regime
proibisse ou infiltrasse seus agentes nas organizacdes associativas e controlasse os
Seus jornais, pois as escassas entidades representativas na Guiné sempre apoiaram o
governo e nao fizeram da imprensa um instrumento de debate ou disputa politica.

(Fonseca, 2014, p. 275)

No entanto, como se vera de seguida, a censura estava atenta a imprensa da Guiné e fez uso

dos seus poderes.

No inicio de 1959, o ministro da Direccdo-Geral de Administracao Politica e Civil criou uma
nova norma que deveria ser seguida por todas as provincias ultramarinas. Cabo Verde, S.
Tomé, Guiné, Angola, Mogcambique, Timor e Macau tinham a obrigatoriedade de remeter
“semanalmente a esta Direc¢do Geral todos os cortes de artigos efectuados pela Comissao de
Censura a imprensa”. Até 1974, Angola cumpriu quase sempre esta norma. A Guiné
Portuguesa (tal como Mocambique), incumpridora, foi chamada a atencdo por vdrias vezes.

De facto, no Arquivo Histérico Diplomatico, em Lisboa, ha centenas de recortes da imprensa

40



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

de Angola. Pelo contrario, relativamente a Guiné, existem apenas trés referéncias: uma sobre

Vii

um texto de Dutra Faria, intitulado “Entre dois fogos"”, outra sobre um cartoon legendado

Viiin

e outra ainda sobre notas biograficas “de conhecidos lideres africanos™” publicadas no jornal

O Arauto. A primeira e a terceira interessam a este estudo.

Relativamente a primeira, em janeiro de 1964, Dutra Faria, entdo diretor da agéncia ANI, foi a
Guiné como enviado especial. Desta viagem, fez varios artigos com o mesmo antetitulo — “Na
Guiné Portuguesa, junto da Cortina de Ferro”. O segundo texto, intitulado “Entre dois fogos”,
foi proibido de ser publicado na edicdo de 30 de janeiro de 1964. Neste artigo, Dutra Faria diz
gue o inimigo das Forcas Armadas Portuguesas, na Guiné, ndo se pode “desprezar” porque foi
“bem” treinado para a luta de guerrilhas em escolas de Praga e de Moscovo. Faz ainda
referéncia a qualidade e a abundancia do armamento que o inimigo possui e a sua inteligéncia.
Dutra Faria avanca depois para Amilcar Cabral, “um rapazinho que ia a Missa todos os
domingos”, em Bissau, tal como Mario de Andrade o fazia, em Luanda. Os dois, em Lisboa,
foram estudantes universitdrios que “se deixaram empolgar pelo marxismo”: “(...) ha
responsabilidades a que ndo podemos fugir e esta é uma delas — ndo soubemos defender de
influéncias nefastas estes dois rapazes e muitos outros estudantes ultramarinos”. Segundo
Dutra Faria, também Maria Helena de Ataide — “uma linda rapariga de olhos claros e cabelos
talvez aloirados. Branquissima” — entdo esposa de Amilcar Cabral, estudou em Lisboa. Foi na
capital da metrdpole que se conheceram e que ela exerceu sobre ele “decisiva influéncia”. O
casal chegou a trabalhar em Bissau, “onde (...) um Chefe de Servicos, pelas suas ‘gafes’
monumentais e por um estlpido racismo de ultima hora, completou no jovem agrénomo de
coroa obra iniciada em Lisboa, no Instituto, pelos seus colegas comunistas e continuada,
depois, pela esposa — revoluciondria exaltada: Amilcar Cabral passou-se assim,

I”

definitivamente, para o campo dos inimigos de Portugal”. Em “Entre dois fogos”, Dutra Faria
reforca ainda que o inimigo na Guiné tem mais preparacao e organizacao do que o inimigo em
Angola: “quando é Moscovo que organiza o terrorismo, tudo se faz a tempo e horas, sem
pressas, sem precipitacdes, metodicamente, meticulosamente”. A 12 de fevereiro de 1964, o
governador da Guiné Portuguesa, capitdo-de-fragata Vasco Anténio Martins Rodrigues, envia
uma carta para o ministro do Ultramar, onde comunica que aprovou a proibicdo do texto de

Dutra Faria por destacar os “sucessivos éxitos que o inimigo vem conseguindo”; por comparar

o inimigo da Guiné, de “superior qualidade”, com o inimigo de Angola; por atribuir

41



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

responsabilidades a Portugal pelo caminho seguido por Amilcar Cabral; e por desprestigiar o

servico publico, ao criticar um seu funcionario.

Quanto a terceira referéncia, no final de agosto de 1965, o Gabinete dos Negdcios Politicos do
Ministério do Ultramar envia uma informacao secreta ao governador da Guiné. O documento
tem como tema principal a publicacdo no jornal O Arauto, em julho do mesmo ano, de
pequenas notas biograficas “de conhecidos lideres africanos, alguns dos quais ocupam lugares
de governo”. A publicacao das referidas notas, integradas na rubrica “Figuras & Factos”, é
“contra indicada” porque “os biografados sdo apontados como simbolo da auto-determinacgao
e da revolta dos povos de cor contra os paises colonizadores”, correndo-se o risco de as suas
ideias triunfarem. O ministro do Ultramar, que assina o documento secreto, pede ao Governo
da provincia “que transmita a censura as necessarias instrucdes para por cobro a publicacdo
das biografias” e solicita também que o governador fique atento a “orienta¢do seguida pelo

I”

jornal” que ndo esta a corresponder “aos interesses nacionais”. A resposta a esta informacao
ndo consta da pasta, que inclui também cinco recortes das referidas notas biogréficas™,

publicadas em julho de 1965.

Sobre o Noticias da Guiné, que pertenceu ao Centro de Informacdo e Turismo, e o Voz da
Guiné, que tinha como diretor o chefe da Comissdo de Censura da provincia, ndo ha
referéncias, o que é compreensivel. Se o primeiro pertencia ao Governo, o segundo era
apoiado financeiramente pelo Governo e feito por militares que estavam ao servico das Forgas
Armadas Portuguesas. O testemunho de Agostinho Azevedo®, que foi redator do Voz da Guiné
durante cerca de um ano, enquanto cumpria comissdao de servico, é esclarecedor: “Nao
estdvamos sujeitos a nenhuma censura especial. Alids, na redac¢do nem existia telefone com
ligacdo para a censura. Nos préprios tinhamos cuidado com aquilo que escreviamos e o
director confiava em nds. Muitas vezes, este nem via o jornal antes de ir para a grafica. Mas
depois lia-o sempre e, por vezes, fazia as suas reclamagdes. Mas como nds ndo tocdvamos na
‘ferida’ —a guerra — ndo havia problemas de maior. O director nunca me cortou nenhum texto.
Mas eu confesso que, talvez por ser militar, tive sempre cuidado: procurava, sem critica ou
polémica, ser o mais descritivo possivel. Ndo andava fardado, porque estava em comissao civil,
mas nunca me esqueci que era militar” (Azevedo, in Torres, 2016, p. 138). Em 1972 (26 de

fevereiro), Cruz Amaral confirmava esta versdo num artigo publicado no Voz da Guiné: “a

42



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

Censura ndo vai intrometer-se connosco, porque a ela nos antecipamos com a nossa liberdade

responsdavel, doseada com bom senso”.

Figura 3 - O alferes Azevedo cumpriu metade da comissao militar
na Guiné como jornalista

Vuz da Guing

BISSAU

Cargo um

de 1973..

O DIRECTOR

F o, W

Na imprensa da Guiné Portuguesa, a Guerra Colonial foi um tema constante, direta e
indiretamente, quer nas primeiras pdaginas, quer no interior dos jornais, essencialmente
através da publicacdo de comunicados oficiais e de noticias provenientes das agéncias ANl e
Lusitania, fontes fiéis ao regime vigente. A guerra foi noticia quando se anunciou a chegada e
a partida de tropas, a comemoracdo de dias festivos para as Forcas Armadas (ex.: Dia dos
Comandos, Dia da Forca Aérea) e as visitas oficiais a provincia de altas entidades e de
jornalistas nacionais e estrangeiros. A guerra aparece também nos jornais através da
publicacdo de comunicados oficiais provenientes das Forgas Armadas, onde o inimigo sai
sempre vencido e as Forcas Armadas sofrem poucas ou nenhumas baixas, e através de
“comunicados especiais” que destacavam, acima de tudo, o material apreendido pelas Forcas
Armadas ao inimigo, que chegou a ser alardeado em exposi¢des. As ceriménias de juramento
de bandeira e do dia de Portugal, data sempre comemorada com pompa e circunstancia,
serviam também para indiretamente abordar o tema Guerra Colonial. Na lista, incluem-se
cerimoénias de atribuicdo de condecorag¢des a militares que cumpriram a sua missdo além do
dever, iniciativas de apoio aos militares portugueses e efemérides que recordavam o inicio da
guerra. Militares falecidos — por acidente, em combate ou por doenca — preenchiam também
pequenos espacos das publicagdes. Faits-divers sao também de assinalar: contavam-se

histdrias de pais orgulhosos por terem filhos na guerra, de avés vaidosos com a presenca de

43



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

varios netos em simultdneo no teatro de operacdes e de homens destemidos que
voluntariamente se ofereciam para combater o inimigo. Desmentidos de noticias
provenientes do inimigo e artigos de opinido favoraveis a manutencado de um Portugal uno do
Minho a Timor sdo igualmente uma constante. O inimigo era também noticia quando se
entregava as Forcas Armadas, arrependido de um passado contra Portugal. Na imprensa

n u

portuguesa da Guiné, o inimigo — “os bandoleiros”, “os terroristas” — foi sempre condenado e

n u n u

as Forcas Armadas Portuguesas — “as nossas tropas”, “os valorosos soldados”, “os defensores

da Patria” — receberam sempre rasgados elogios.

Figura 4 - A guerra tornou-se uma efeméride (Voz da Guiné, 16 de
margo de 1972)

| ONZE ANOS
'/ DE GUERRA
§ NO ULTRAMAR

«Mas nds vamos abrindo sulcos de paz,
pelos drduos caminhos da guerrax

Sobre a Guerra Colonial, muito se escreveu, mas pouco se contou e menos ainda se mostrou
— as primeiras imagens de militares no teatro de operagdes surgem a 17 de agosto de 1969,
num “Comunicado Especial” publicado no Noticias da Guiné. A censura, a autocensura, o
subdesenvolvimento da Guiné a todos os niveis e a prépria guerra — “O jornalismo e a guerra
tém, como se sabe, condicionantes extremas. Quando a guerra comeca, a sua primeira vitima
é a verdade. Se isto acontece até em democracia, como se viu na Guerra do Golfo, muito pior

Xin

serd em ditadura™ —ndo permitiram uma fiel cobertura noticiosa do conflito, nas trés frentes.
Sobre a guerra em Angola e em Mogambique, as agéncias de noticias ja referidas foram
sempre citadas. Sobre a guerra na Guiné, a informacdo esteve a cargo maioritariamente dos
comunicados provenientes do Comando-Chefe das Forcas Armadas. Produc¢do propria e
exclusiva ndo existiu n"O Arauto e escasseou no Noticias da Guiné e no Voz da Guiné. A

propaganda do regime serviu-se da imprensa da Guiné, como se mais um soldado a combater

o inimigo se tratasse. A guerra foi noticiada quase sem sair da redacdo. A proximidade

44



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

geografica da imprensa face ao conflito numa das frentes ndo significou maior aposta na

cobertura jornalistica do mesmo.

Referéncias Bibliograficas

AZEVEDO, A. (2016). In Torres, S. (Org.). O Jornalismo Portugués e a Guerra Colonial. Lisboa:
Guerra & Paz.

AZEVEDO, C. d. (1997). Mutiladas e Proibidas — Para a histdria da censura literdria em Portugal
nos tempos do Estado Novo. Lisboa: Editorial Caminho.

BARRADAS, A. (2001 A Guerra Colonial: realidade e fic¢do). In R. d. A. Teixeira (Org.), — Livro
de Actas do | Congresso Internacional sobre a Guerra Colonial (pp. 455-463).
Lisboa: Editorial Noticias.

FERREIRA, E. d. S. (1977). O fim de uma era: o colonialismo portugués em Africa (M. N. d.
Campos, Trad.). Lisboa: Sa da Costa. (obra originalmente publicada em 1974)

FONSECA, I. d. A. (2014). A imprensa e o império na Africa Portuguesa, 1942-1974. Tese de
Doutoramento, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. Acedido em
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/15605/1/ulsd069555_td_Isadora_Fons
eca.pdf

LOPES, A. S. (2015). Os media na Guiné-Bissau. Bissau: Europress.

Imprensa:
Arauto/O Arauto, 1943-1968.
Noticias da Guiné, 1968-1970.

Voz da Guiné, 1972-1974.

Fontes arquivisticas:
PT/AHD/3/MU-GM/GNP0O1-RNP/S0112/U104968.
PT/AHD/3/MU-GM/GNP0O1-RNP/S0283/U107876.

PT/AHD/3/MU-GM/GNP01-RNP/S0112/U104967.

45



PRISMA.COM n.° 33 ISSN: 1646 - 3153

Conflito feito de guerrilhas que teve lugar em Angola, na Guiné Portuguesa e em
Mocambique, entre 1961 e 1974, e que se travou entre as Forcas Armadas Portuguesas e
forcas organizadas por movimentos de libertacdo das entdo provincias ultramarinas.
Também conhecido por Guerra do Ultramar e Guerra de Africa. Neste artigo, utiliza-se
apenas o termo Guerra Colonial por ser atualmente a designacdo mais comum em Portugal.
i

Este artigo foi produzido no ambito do projeto de doutoramento com a referéncia
SFRH/BD/108106/2015, financiado pela Fundacdo para a Ciéncia e a Tecnologia.

iii
Publica¢des consultadas na Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Anteriormente, ja existia uma publicacdo oficial do Governo: o primeiro boletim
oficial era comum a Cabo Verde e a Guiné. Assim deixou de ser quando o governo
metropolitano autonomizou administrativamente a Guiné de Cabo Verde, em 1879.

v
Ver PT/AHD/3/MU-GM/GNP0O1-RNP/S0283/UI07876. Esta pasta do Arquivo Histérico Militar
estava ainda classificada, quando pedi autorizagdo para a consultar. Esta agora disponivel para
consulta.
Vi
Ver PT/AHD/3/MU-GM/GNPO01-RNP/S0112/U104968. Esta pasta do Arquivo Histdrico
Militar estava ainda classificada quando pedi autorizacdo para a consultar. Esta agora
disponivel para consulta.

Vii

Ver PT/AHD/3/MU-GM/GNPO1-RNP/S0112/U104967.
viii

Ver PT/AHD/3/MU-GM/GNPO1-RNP/S0283/U107876.
iX

As notas biograficas sdo de Joshua Nkomo, Kenneth David Kaunda, Ibrahim Abboud,
Chief Samuel Ladoke Akintola e Diallo Telli.

X
Agostinho Azevedo foi escolhido pelo general Anténio de Spinola para integrar a
equipa de redacdo do Voz da Guiné por ter experiéncia em jornalismo. O oficial de
transmissdes foi retirado da zona operacional de Tite, onde ja se encontrava hda cerca de um
ano.
Xi
Barradas, in Teixeira, 2001, p. 462.

46



