Ação e competência em informação para inclusão na educação: os professores na sociedade em rede

Carlos Eugénio Silva Neto, Gustavo Henrique Araújo Freire

Resumo


O artigo tem por objetivo principal relatar a aplicação de um modelo de ação para criação de uma oficina pedagógica voltada ao desenvolvimento de competência em informação para professores da educação básica na cidade de João Pessoa, Brasil. Os resultados apontam a necessidade de mais pesquisas e ações no contexto do uso e competência da informação no campo da Educação. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza como técnicas de coleta e análise de dados o questionário aberto. Conclui-se que, na sociedade contemporânea a informação tem sido um elemento central para o desenvolvimento e que os indivíduos devem desenvolver competências em informação que otimizem a busca, o acesso e o uso de informação disponibilizada em rede. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) têm importante papel proporcionando à sociedade um contingente informacional que merece especial atenção, principalmente no âmbito da educação básica. Nesse contexto, os professores devem buscar desenvolver habilidades informacionais que facilitem a sua atuação no processo de ensino-aprendizagem quanto à exploração e uso dos espaços de informação em meio virtual.

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