A partilha de informação entre os diferentes níveis de redes e movimentos sociais internacionais a partir de dois estudos de caso

Judite Marieta Canha Fernandes

Resumo


Esta comunicação pretende partilhar alguns aspectos da análise aos eixos críticos detectados no modelo para a gestão de informação construído a partir do estudo de dois casos de redes internacionais: A Iniciativa Comunitária EQUAL e a Marcha Mundial das Mulheres. A construção deste modelo decorre do projecto de doutoramento “Redes e movimentos sociais sob o ponto de vista do objecto social informação”, que está ser desenvolvido pela autora no programa doutoral em Ciências da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Os eixos críticos detectados para ambos os casos foram os seguintes:
- Condicionantes económicas e de género;
- Literacia/In(ex)clusão digital;
- Aceder aos media/Promover a discussão política pública;
- Transição entre fases de latência de acção e entre distância e presença;
- Validação colectiva de informação à distância e em presença;
- Partilha de informação entre os diferentes níveis da rede;
- Interpretação e tradução;
- Memória, representação e organização da informação;

Neste artigo aprofundaremos a comparação entre os dois casos em termos de partilha de informação entre os diferentes níveis desta rede.

O desenho metodológico utilizou para a análise comparativa dos casos técnicas de cariz quantitativo, como a aplicação de questionários, com outras de cariz qualitativo, como as entrevistas aprofundadas e a observação participante. Um dos casos configura o que denominamos de rede comunicativamente conseguida e o outro de rede normativamente assegurada quando considerados em termos da sua dinâmica orgânico-funcional. Essa característica é determinante para a configuração da partilha de informação entre os diferentes níveis da rede.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.






Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas