Cibergoverno – O Poder Virtual

Catarina Lima Silva

Resumo


O Cibergoverno é uma realidade que se tem vindo a tornar cada vez mais presente, influenciado não só a forma como o poder é exercido sobre as populações, mas também a forma como as populações lidam com esse mesmo poder.
De facto, hoje em dia boa parte dos serviços públicos são fornecidos à população remotamente através de meios virtuais, como a Internet, dispensando da dimensão física do poder que tem sido, desde sempre, um elemento definidor deste. Com a desconfiança das pessoas face ao poder político que se verifica actualmente, pode perceber-se que o cibergoverno pode ter um papel determinante nesta questão ora ajudando a dar uma nova imagem do poder, ora cimentando essa imagem de um poder distante e impessoal. Por quebrar alguns laços de proximidade e de interacção, o cibergoverno pode, se mal implementado, contribuir para um poder negativo que cimente as novas Sociedades de Controlo e venha a tornar-se numa ferramenta que mine o avanço da Democracia.
Assim, é mais urgente que nunca avaliar a extensão, o papel e a imagem do cibergoverno nas nossas sociedades, de forma a poder preservar a Democracia a par com o avanço tecnológico.

Palavras-chave: Cibergoverno, Democracia, Sociedade.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.






Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas