Rede académica WEIWER: a Wikipédia como objeto de estudo?

Teresa Cardoso, Filomena Pestana, João Pinto

Resumo


A Wikipédia enquanto objeto de estudo e enquanto estratégia pedagógica tem vindo a tornar-se cada vez mais presente nos diversos níveis de ensino no mundo. Portugal não é exceção, sendo que o percurso iniciado pela Universidade Aberta (UAb), através da sua unidade de investigação, UID4372, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), tem promovido investigação sobre estudos de integração curricular nos diversos níveis de ensino. É neste campo de ação que o LE@D lançou a Rede Académica WEIWER , concretizando em outubro de 2018 as primeiras Sessões Abertas desta rede. A Rede Académica WEIWER tem como objeto de estudo a enciclopédia online Wikipédia e pretende concretizar sinergias aos mais diversos níveis, no campo da educação e da investigação.
O presente artigo é um recorte de um estudo mais vasto, que tem como problemática de partida a questão: que viabilidade tem a criação de uma rede académica no âmbito da Wikipédia? Neste texto focamos um objetivo: identificar que potencial têm as Sessões Abertas para a criação de sinergias entre os diferentes atores educativos (nomeadamente, docentes e estudantes). Assim, emerge a questão específica: a primeira Sessão Aberta da Rede Académica WEIWER contribuiu para esse fim?
Os referenciais teóricos são a Educação Aberta e a Wikipédia. Metodologicamente, adotámos uma abordagem mista num estudo de caso, e como população os participantes nas Sessões Abertas 2018. Para a recolha de dados, foi considerada a observação e o inquérito por questionário, concretamente as evidências são recolhidas com recurso a grelhas de observação focada e algumas das perguntas do questionário de avaliação do evento. Para o tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo.
A apresentação e discussão dos dados expõem, para além do contexto que deu suporte à criação da rede académica WEIWER e das respetivas Sessões Abertas 2018, as evidências recolhidas através dos referidos instrumentos. Os resultados denotam uma enorme adesão ao projeto, nomeadamente pelo interesse que suscitou em diversos docentes de instituições do ensino superior brasileiras e portuguesas, e, no caso dos professores, por encontrarem nele um excelente suporte para entender este fenómeno enquanto estratégica pedagógica e enquanto objeto de estudo. Os estudantes, para além de considerarem importante a Wikipédia, porque a utilizam, pretendem ter uma leitura mais crítica e consolidada, e, eventualmente, iniciarem-se como editores.

Palavras-chave: Educação Aberta, Wikipédia, Rede Académica.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.






Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas