Encontrabilidade da informação em ambientes informacionais: diálogo teórico entre os conceitos Intencionalidade e affordance
Resumo
Os ambientes informacionais precisam adotar mecanismos que viabilizem a encontrabilidade da informação. Affordances são elementos presentes nos objetos/ambientes que apontam possibilidades de ação aos sujeitos. A Intencionalidade, por sua vez, compreende as experiências, as competências, as vivências, as habilidades e os conhecimentos dos sujeitos no momento de interação com objetos/ambientes. A partir dessas premissas questiona-se como os estudos dos conceitos Intencionalidade e affordance podem contribuir para os ambientes informacionais, tendo em vista a encontrabilidade da informação disponível. Com base na problemática, objetiva-se compreender teoricamente a relação entre os conceitos de Intencionalidade e affordance, como contribuição para a encontrabilidade da informação, e propor recomendações que permitam aliá-los ao projeto e à avaliação de ambientes informacionais, a partir de pesquisa bibliográfica e exploratória e com utilização do método quadripolar. Os resultados evidenciam o diálogo efetivo entre esses conceitos e possibilitaram a elaboração de recomendações para o projeto e para a avaliação de ambientes informacionais analógicos, digitais e/ou híbridos. Conclui-se que ambas as teorias podem ser refletidas no projeto de ambientes informacionais, sejam analógicos, digitais ou híbridos, pois elas contribuem com a encontrabilidade da informação, bem como que a Intencionalidade dos sujeitos influencia no processo de detecção de affordances.
Palavras-chave: Encontrabilidade da informação. Intencionalidade. Affordance. Comportamento informacional.
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