Jornalismo Desportivo: A Hierarquia das Modalidades – Análise dos jornais O Jogo, A Bola e Record

Maria João Marinho da Silva

Resumo


Este estudo analisa como os três principais jornais desportivos – O Jogo, A Bola e o Record – hierarquizam as modalidades desportivas na cobertura jornalística. O objetivo deste estudo é compreender como a cultura portuguesa influencia a cobertura jornalística, mas também o impacto que a proximidade geográfica pode ter nessa mesma cobertura jornalística desportiva. De forma a compreender este processo, foi feita uma análise diária dos jornais O Jogo, A Bola e Record desde o dia 11 de maio até ao dia 17 de maio. Os resultados confirmam que o futebol continua a ser o principal foco da cobertura jornalística desportiva em Portugal, verificando-se também um domínio do FC Porto, SL Benfica e Sporting CP.
Este estudo reflete a necessidade de uma cobertura mais diversa no contexto português, mas também o impacto que o desporto tem na cultura portuguesa e no ambiente jornalístico nacional.

Palavras-chave: Desporto; Jornalismo Desportivo; Imprensa Desportiva; Modalidades


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas