Análise qualitativa de conteúdo do guia de gestão da coleção para bibliotecas públicas

Gabriela Xavier da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é verificar se o Guia de Gestão da Coleção para Bibliotecas Públicas, desenvolvido pela Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), em Portugal, tem os elementos que devem constituir uma política de gestão/desenvolvimento de coleções. Buscou-se com revisão literatura definir e diferenciar política de desenvolvimento e de gestão de coleção e apresentar os elementos de uma política. Para a análise qualitativa de conteúdo utilizou-se como modelo teórico os conteúdos de uma política definido pela IFLA. Nos resultados verificou-se que a maioria dos elementos utilizados como parâmetros não foram encontrados no documento, contudo o guia possui conteúdos não previstos no modelo utilizado como base. Conclui-se que a imprecisão do modelo teórico selecionado teve consequência sobre os resultados alcançados e que o guia pode ser utilizado como um instrumento para formação de coleções, bem como diretrizes para a elaboração de uma política de desenvolvimento/gestão de coleções.

Palavras-chave: Desenvolvimento de coleção. Política de gestão de coleção. Política de desenvolvimento de coleção. Bibliotecas Públicas.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas