Marcas deíticas da presença do locutor no discurso científico : Dissertações de mestrado apresentados na Universidade do Minho

Maria Aldina Marques, Rui Ramos

Resumo


: O objetivo deste trabalho é a análise das marcas deíticas da presença do locutor no seu discurso em dissertações de mestrado que têm o discurso como objeto. A dissertação de mestra- do enquanto género do discurso científico-académico apresenta um caráter híbrido, que conjuga características do discurso científico e do discurso académico. Num quadro comunicativo com- plexo, sobressai o facto de ser um discurso sujeito a avaliação, que compreende a defesa presencial perante um júri de especialistas. Tendo por base uma perspetiva teórica discursivo-enunciativa, pretendemos analisar as marcas da construção do locutor a partir das categorias deíticas pessoais. Nomeadamente, pretendemos: analisar a opção pelo uso dos pronomes pessoais/possessivos de primeira pessoa, explicitamente presentes ou lexicalizados nas desinências verbais; analisar os locais de ocorrência da dêixis pessoal tendo em conta o plano textual e o contexto local ou cotexto e, ainda, a coocorrência com outras marcas de subjetividade, designadamente verbos de opinião. Para além do inventário de ocorrên- cias, de natureza mais quantitativa, interessa-nos relacionar as categorias deíticas com a questão da subjetividade; nomeadamente, ter em consideração o processo de desinscrição enunciativa por uso genérico dos deíticos.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 Bases de dados Open Access  

             

          

Bases de dados Comerciais

         

Diretórios / Índices

          

  Repositórios Agregadores e Motores de Busca       

             

                            

 

 

  Todos os textos publicados se encontram protegidos pela Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial (cc-by-nc), que permite a partilha dos mesmos, para fins não comerciais, com atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.