Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem
Resumo
Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.
Texto Completo:
PDFApontadores
- Não há apontadores.
Bases de dados Open Access
Bases de dados Comerciais
Diretórios / Índices
Repositórios Agregadores e Motores de Busca
Todos os textos publicados se encontram protegidos pela Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial (cc-by-nc), que permite a partilha dos mesmos, para fins não comerciais, com atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.