Estudo histórico da imageria escolar em livros didáticos : discurso em torno das práticas de leitura da imagem

Jocenilson Ribeiro, Vanice Sargentini

Resumo


Este estudo tem por finalidade apresentar um trajeto de pesquisa desenvolvido na oc- asião do doutorado em estudos linguísticos e em ciências da linguagem. Trata-se de um trabalho desenvolvido a partir do tema da recorrência de usos de imagens e textos imagéticos em livros didáticos de língua portuguesa no Brasil. Partimos de uma abordagem teórico-metodológica orien- tada nos estudos em análise do discurso e na semiologia francesa. Após análise de 13 livros didáti- cos entre os anos de 1960 e 2010, concluímos que houve paulatinamente um aumento crescente da presença da imagem nos livros, acompanhando teoricamente a ampliação do conceito de língua, linguagem e texto na atualidade. Contudo, observamos que não há uma teorização aprofundada sobre o estudo da imagem no ensino problematizando-a enquanto materialidade dos discursos tal como já vem sendo feito em relação às práticas de leitura do texto verbal.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 Bases de dados Open Access  

             

          

Bases de dados Comerciais

         

Diretórios / Índices

          

  Repositórios Agregadores e Motores de Busca       

             

                            

 

 

  Todos os textos publicados se encontram protegidos pela Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial (cc-by-nc), que permite a partilha dos mesmos, para fins não comerciais, com atribuição da autoria e publicação inicial nesta revista.