A Piedade não é piegas”. Padre Américo Monteiro de Aguiar: entre a autodiegese e uma “hagiografia incarnada”

Luís Leal

Resumo


RESUMO: Visa o presente estudo apresentar algumas coordenadas essenciais
para uma abordagem preliminar ao conceito e compreensão do fenómeno da
santidade nos escritos de Padre Américo Monteiro de Aguiar (Penafiel, 23 de
outubro de 1887 – Porto, 16 de julho de 1956). Para tal, e de modo a evidenciar
o carácter “autodiegético” da “hagiografia” a que o título aponta, começa-se por
apresentar algumas considerações sobre o corpus literário-teológico em questão,
sublinhando a índole profundamente autobiográfica do mesmo. Num segundo e
central momento do estudo é analisada a multiplicidade conceptual em torno da
santidade que se nos torna patente a partir da análise dos ditos escritos. Neste
contexto, ganham evidência o peculiar horizonte de compreensão que Padre
Américo apresenta para a análise de tal fenómeno, a multifacetada construção
terminológica por ele utilizada para o descrever e, por fim, o cariz “exemplar” que certas concretizações do mesmo adquirem à hora de assimilarmos as respetivas dinâmicas e processos. Em conclusão, esta visão da santidade evidenciada pelo Autor é compaginada quer com a sua própria (auto)biografia quer com a visão hagiográfica de outros autores seus coetâneos, apontando-se, assim, outras tantas hipóteses de análises comparativas igualmente enriquecedoras para a compreensão quer do conceito quer do fenómeno da santidade no século XX.

PALAVRAS-CHAVE: Santidade; hagiografia; espiritualidade; piedade;
autobiografia; século XX.

ABSTRACT: The present study aims to present some essential coordinates
for a preliminary approach to the concept and understanding of the phenomenon
of holiness in the writings of Padre Américo Monteiro de Aguiar (Penafiel,
October 23, 1887 - Porto, July 16, 1956). To this end, and in order to highlight
the “autodiegetic” dimension of the “hagiography” to which the title points, we
begin by presenting some considerations about the literary-theological corpus
in question, emphasizing its profoundly autobiographical character. In a second
and central moment of the study, the conceptual multiplicity around the sanctity
that becomes evident from the analysis of the said writings is inspected. In this
context, the peculiar horizon of understanding that Padre Américo presents for the analysis of such phenomenon and the multifaceted terminological construction used by him to describe it gain evidence. Finally, the “exemplary” character that certain embodiments acquire at the time of assimilate the respective dynamics and processes of sanctity is presented. In conclusion, this view of sanctity evidenced by the Author is combined with his (self )biography and with the hagiographic view of other contemporary authors, pointing out, therefore, as many hypotheses of comparative analyzes, equally enriching for the understanding both the concept and the phenomenon of holiness in the 20th century.

KEYWORDS: Holiness; hagiography; spirituality; piety; biography; 20th century


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