O Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) no setor privado em Angola: o primeiro impacto interno de uma empresa

Carolina Mendes

Resumo


O presente artigo enquadra-se no âmbito da primeira análise, de alguns dados recolhidos, para uma investigação de maiores dimensões relacionada com o Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) no setor privado, um dos parceiros do Ministério da Educação (ME) de Angola. Trata-se de uma entidade que atua na área da construção civil e obras públicas, especificamente, o seu Centro de Formação Profissional que iniciou a sua atividade formativa em Angola em abril de 2010.
Este estudo pretende compreender quais os primeiros impactos da referida iniciativa, com início em outubro de 2011, nomeadamente, 1) quem são as pessoas que a iniciativa alfabetiza, pessoalmente e profissionalmente, 2)
as suas opiniões sobre a alfabetização e 3) as expetativas que possuem em relação aos resultados que a alfabetização tem e que possa vir a ter na sua vida. Através de uma metodologia mista os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente, uma vez que se pretendia perceber para além dos números, posturas e as opiniões dos alfabetizandos. Os resultados e videnciam que a a lfabetização, neste contexto, é uma iniciativa útil para os alfabetizandos, pois melhora a sua vida profissional, pessoal, o seu papel social na comunidade onde se encontram inseridos, assim como, contribui para um aumento da sua autoestima e das suas expetativas em relação a um futuro. Contribui também para um melhor desempenho profissional dos funcionários, o que representa vantagens para a instituição privada que se disponibilizou em desenvolver parceria com o Ministério da Educação (MED), no âmbito da alfabetização e contribui para que o próprio MED concretize as suas metas educacionais e sociais ao nível nacional e internacional.


Palavras-chave: cooperação para o desenvolvimento, parcerias público-privadas, novos atores do desenvolvimento, alfabetização, Angola.


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