O Outro lado da Imagem

Teresa Pinhal

Resumo


A imagem acompanha o dia-a-dia dos alunos, pelo que se torna imperativo que esteja integrada nas aulas, fazendo-se uso de todas as suas possibilidades. O desafio é saber como se pode intervir marcando a diferença e explorando as potencialidades mais imprevistas.

Um caminho possível será envolver os alunos na subjetividade inerente à imagem e na capcidade que esta tem para despertar emoções e estimular a imaginação, ao mesmo tempo que os conhecimentos prévios são valorizados como ponto de partida para a narrativa da aula de geografia.

Dar a oportunidade aos alunos de apreenderem e interpretarem o que lhes é apresentado, sem que o professor coloque barreiras ou estabeleça enquadramentos rígidos de interpretação, é a proposta que sai deste pequeno projeto de estágio pedagógico.

Com a aproximação entre a imagem e o aluno obtiveram-se resultados positivos quanto à atenção, motivação e à mobilização de conhecimentos dentro da sala de aula, assim como no que diz respeito à compreensão de vários temas em estudo.


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Referências


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