Compreensão leitora e consciência linguística em diferentes objetivos de leitura

Vera Wannmacher Pereira, Caroline Bernardes Borges

Resumo


Este artigo tem por objetivo evidenciar a relação entre compreensão leitora e consciência linguística de alunos do Ensino Médio, considerando diferentes objetivos de leitura, através da exposição dos resultados de pesquisa realizada. Para tanto, primeiramente, apresentam-se os fundamentos teóricos da pesquisa. Conceitos referentes ao processo de compreensão leitora (Pereira 2012; Kato 1999; Scliar-Cabral 2008; Smith 2003), bem como aos objetivos de leitura (Giasson 2000; Solé 1998) e à  consciência linguística (Poersch 1998; Pereira 2010) são abordados nessa parte. Logo após, a metodologia é descrita. Participaram da pesquisa 61 alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, Brasil. Esses alunos foram distribuídos em dois grupos, com objetivos de leitura diferentes (grupo 1: objetivo de elaborar um resumo do texto; grupo 2: objetivo de buscar uma informação específi ca no texto). Após a realização da tarefa, os alunos responderam a um protocolo verbal escrito, explicando como pensaram para realizar a atividade. Com apoio nesses dados, o nível de consciência linguística na tarefa foi examinado. Ao fi nal, apresentam-se
os resultados e a discussão sobre eles. Dessa forma, foi possível observar
a relação entre desempenho em compreensão leitora (expresso na atividade) e nível de consciência linguística (revelado no protocolo verbal), considerando cada objetivo de leitura. Os resultados mostraram que: quanto à compreensão leitora, em ambos os grupos grande parte dos sujeitos obteve bom desempenho; quanto à consciência linguística, no grupo 1, os sujeitos se
concentraram nos níveis pré-consciente e consciente, enquanto os sujeitos do
grupo 2, predominantemente, nos níveis pré-consciente e consciente pleno.
Conforme os testes de correlação e signifi cância, no grupo 1, a correlação
entre compreensão leitora e consciência linguística foi igual a 0,645 (positiva
e moderada), porém, não signifi cativa (P=0,807); e, no grupo 2, a correlação
entre as duas variáveis foi igual a 0,883 (positiva e forte), mas também
não signifi cativa (P=0,963). Embora não signifi cativos estatisticamente, os
resultados permitiram reconhecer a existência de relações entre compreensão 
leitora e consciência linguística e recomendar a continuidade de estudos
nesse âmbito e sua consideração no ensino da leitura.


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Copyright (c) 2018 Linguarum Arena: Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto

 ISSN 1647-8770

 

  

 

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