Os TEIP pela perspectiva de pais e alunos

Luísa Quaresma, João Teixeira Lopes

Resumo


Partindo dos resultados de um estudo recente sobre os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária efectuado em quatro agrupamentos de escolas (dois na Área Metropolitana de Lisboa e outros dois na do Porto), discutem-se as representações cruzadas de pais e alunos sobre esta realidade escolar, evidenciando factores de satisfação e dimensões de rejeição, tantas vezes cristalizados em torno de estereótipos resultantes de uma pluralidade de projectos e de modos de relação com a escola. Ganha visibilidade uma apropriação convivial e divertida dos espaços-tempos escolares por parte dos alunos, a crescente importância da dimensão afectiva da aprendizagem e da relação pedagógica, cada vez mais perpassada por profissionais da mediação, a par de notórias clivagens sociais e simbólicas nas atitudes e opiniões dos pais

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.
';



 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

 

                     

               

 

         

 

 

ISSN: 0872-3419

 

LISTA DAS REVISTAS