FILOSOFIA, FILOSOFIAS E ETNOFILOSOFIAS: HERMENÊUTICA DOS CONCEITOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Adalberto Dias de Carvalho

Resumo


Resumo

A obra de Gilles Deleuze O que é a filosofia? representa, a meu ver, um ponto de ancoragem decisivo muito especialmente para qualquer reflexão que, reivindicando-se da filosofia da educação, pretenda discernir a problemática central da nossa contemporaneidade. Permitam-me que esquematicamente a reduza à tensão entre o global e o local, tensão de que decorrem os debates entre o universal e o singular, a mesmidade e a alteridade, o único e o diverso. Tratando-se de questões filosoficamente assumidas, eis que elas perpassam igualmente, ainda que com diferentes estatutos e linguagens, as investigações das ciências sociais, as perplexidades da educação, os discursos políticos e, enfim, o senso-comum e todo o nosso quotidiano.

 


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


 

 

 

 

 

LISTA DAS REVISTAS