PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSODIA DA EDUCAÇÃO NA ERA DA TÉCNICA E DA TECNOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DP PENSAMENTO DE GABRIEL MARCEL PARA A VIVÊNCIA PEDADÓGICA NUMA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA

Ezir George Silva, Joaquim José Jacinto Escola, Ferdinand Röhr

Resumo


Resumo

A proposta inscreve-se nos debates sobre Filosofia, Educação e Prática Pedagógica. Seu objetivo é analisar, à luz das contribuições filosóficas de Gabriel Marcel , o papel do professor-filósofo na era da técnica e da tecnologia. Refletir sobre; quais as implicações que o modelo educativo despersonalizante da técnica, em torno do qual se foi erigindo a educação contemporânea, infunde sobre as relações humanas e os desdobramentos das propostas e dos processos educacionais? O que os professores de Filosofia da Educação e a própria Pedagogia podem apreender dos estímulos da Filosofia da Esperança? Recorremos a estas inquietações, no âmbito de uma sociedade marcada pelo primado dos meios de comunicação de massa sobre o humano, do ter sobre o ser e da reprodução de saberes sobre o desvelamento do que é o homem e suas possibilidades.

Palavras - chave: Filosofia, Educação, Educador, Prática Pedagógica


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