PRESENÇA DA FILOSOFIA EUROPEIA NA PRODUÇÃO EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Marcos Antônio Lorieri

Resumo


Resumo

A comunicação apresenta alguns dados sobre a presença marcante da filosofia europeia em produções na área da Filosofia da Educação no Estado de São Paulo entre 1980 e 2010. Estes dados são retirados de pesquisa realizada em 2012 e 2013 no Grupo de Pesquisa em Filosofia da Educação do PPGE da UNINOVE com apoio da FAPESP. Esta pesquisa insere-se em outra mais ampla sobre produção em Filosofia da Educação no Brasil que é parte de pesquisa sobre a produção, na área, nos países de Língua Portuguesa desenvolvida juntamente com o Gabinete de Filosofia da Educação da Universidade do Porto. Foram identificadas produções de teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros, revistas e artigos. Tem havido, no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, quantidade significativa de publicações a respeito da relação entre Filosofia e Educação. Três aspectos têm sido evidenciados nessa relação: Filosofia como processo de reflexão que pensa a educação. Filosofia e formação de educadores. Filosofia na formação de crianças e jovens. Estes aspectos serviram como guia inicial para a busca dos dados e para a definição de critérios mais específicos de análise dos mesmos. Um desses critérios específicos é o de buscar constatar e analisar a presença da Filosofia europeia nestas produções. Um dos objetivos do texto produzido para a comunicação é o de identificar a presença do pensamento de autores europeus relativos à educação no pensamento filosófico educacional paulista e, com isso, propor reflexões a respeito.

Palavras-chave: Filosofia; Filosofia da Educação; Filosofia Europeia no Pensamento Educacional Brasileiro.


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