Políticas Editoriais

Âmbito

PRISMA.COM é uma publicação online dedicada à investigação na intersecção da Comunicação, Informação e Tecnologia. É propriedade da unidade de investigação CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória.

PRISMA.COM publica:

  a) Artigos de natureza teórica, ensaística ou de comentário e reflexão, bem como trabalhos monográficos nos domínios das Ciências, Artes e Tecnologias da Comunicação e da Informação;

  b) Trabalhos de natureza empírica, privilegiando a sua natureza inter e transdisciplinar;

  c) Recensões críticas da literatura própria destes domínios;

  d) Notícias  sobre atividades em curso ou a desenvolver, bem como entrevistas e outros materiais de carácter informativo e de divulgação nestas áreas do conhecimento.


PRISMA.COM enquanto publicação exclusiva da world-wide-web (WWW) proporciona a oportunidade para referências hipertextuais suportando materiais disponíveis on-line. Os autores podem assim apresentar os seus trabalhos num ambiente interativo de multimédia, fazendo uso do espectro total de recursos existentes.

Os idiomas preferenciais serão o português e o inglês, bem como quaisquer línguas românicas

 

Políticas de Secção

Editorial

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Recensões

Não Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares

Artigos do CONTECSI

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Volume completo

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

TOI - Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação

Os artigos submetidos foram selecionados por painel de avaliadores do Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI)

Editores
  • Elisa Cerveira
  • Raquel Graça
  • Mariana Paula Martins Selas
Seleccionado Submissões Abertas Não Seleccionado Indexado Não Seleccionado Revisto pelos Pares
 

Processo de Revisão por Pares

A publicação das colaborações será sujeita a avaliação prévia, por especialistas, em regime de anonimato.

A PRISMA.COM realiza um rigoroso processo de revisão por pares usando o método “double blind review".

Prazos de revisão

  1. Notificação inicial: os autores receberão uma notificação automática do sistema quando enviarem um original para revisão, que servirá como prova de envio.
  2. Processo de revisão: a revista comunica aos autores, no prazo de 2 semanas, a inclusão de seus trabalhos em revisão ou, pelo contrário, seu retorno, a partir do encerramento da chamada de artigos para o número para o qual o original foi enviado.
  3. Revisão do original: a revista comunica aos autores os resultados da avaliação de seus artigos dentro de um período máximo de 3 meses. No entanto, serão empregados todos os esforços para reduzir esse período, sempre que possível, com base no número de originais em revisão naquele momento.

Critérios gerais de revisão

Para que o artigo passe o processo de revisão, avalia-se, inicialmente, pela equipa editorial da revista:

  1. Adequação à temática e âmbito da revista
  2. Interesse e atualidade da proposta
  3. Adequação completa e rigorosa das normas de publicação da revista

Para que o artigo seja aceite para publicação, independentemente das considerações concretas que os revisores realizem sobre os artigos recebidos, estes devem ajustar-se às seguintes considerações gerais. Os artigos que não cumpram estes requisitos não serão considerados.

  • Oferecer um resultado valioso e significativo ao conhecimento das áreas do âmbito da revista.
  • Respeitar inteiramente as normas de publicação da secção a que se refere
  • Respeitar a estrutura do artigo exigida para a secção a que se refere, não apenas na forma, mas também no conteúdo.
  • Cumprir os requisitos éticos da PRISMA.COM

A revista possui um grande corpo de revisores nacionais e internacionais especializados.

A atribuição de revisores para um artigo é feita priorizando a especialização temática no conteúdo principal do artigo a ser avaliado.

 

Regulamentos dos revisores

  1. Competência: os revisores devem ser especialistas no assunto e no objeto de estudo do artigo sujeito à avaliação. Eles devem recusar a avaliação daqueles textos em que consideram que não possuem as competências ou conhecimentos necessários para tal.
  2. Responsabilidade:
    1. Os revisores devem abster-se de avaliar textos nos quais haja conflito de interesses.
    2. Os revisores devem cumprir rigorosamente os prazos de avaliação estabelecidos. Caso não consigam cumprir esses prazos, devem rejeitar a avaliação assim que a solicitação for recebida, para que os editores possam nomear um novo revisor.
    3. Dado o material reservado que eles recebem para avaliar, os revisores seguirão os procedimentos adequados.
    4. Reconhecimento: os revisores receberão uma certificação relativa aos artigos avaliados. Os revisores não receberão nenhum benefício financeiro para o processo de avaliação.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxa de processamento de artigos (APC – Article Processing Charge): A publicação de artigos não implica o pagamento, por parte dos autores, de quaisquer taxas de processamento ou de submissão. 

 

Arquivamento

A PRISMA.COM segue práticas de preservação de forma a garantir a acessibilidade permanente das suas edições seguindo as recomendações do Digital Preservation Handbook (Digital Preservation Coalition)*, nomeadamente o uso de servidores próprios para armazenamento da informação.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

A revista realiza ainda os seguintes processos para garantir a preservação e a manutenção da acessibilidade a longo prazo: utilização de metadados de preservação e a utilização de identificadores ISSN e DOI - Digital Object Identifier).

 

*Digital Preservation Handbook, 2nd Edition, https://www.dpconline.org/handbook, Digital Preservation Coalition © 2015.

 

Processo Editorial

Na chamada de artigos é indicado o período de preparação do novo número. Os textos originais, independentemente da seção para a qual são enviados, devem ser enviados dentro do período aberto para cada chamada de artigo.

Passo 1: Revisão inicial

Encerrado o período estabelecido para a chamada de artigos, a equipa editorial, através dos editores de secção, realiza a primeira revisão do artigo para comprovar se cumpre rigorosamente e por completo as normas de publicações.

Com base nesta primeira avaliação se:

  • O artigo cumpre todos os critérios editoriais, temáticos e formais determinados pela revista: passa ao processo de revisão (passo 2);
  • O artigo não cumpre um ou vários critérios editoriais, temáticos e/ou formais: o autor é notificado, o artigo é devolvido ao(s) autor(es) e o processo é encerrado.

Passo 2: Processo de revisão por pares

O artigo é enviado pelos editores aos revisores selecionados. Trata-se de um processo de revisão por especialistas em regime de anonimato (blind review)

Critérios de avaliação que constam num questionário da plataforma OJS:

  • Aspetos formais: adequação à temática da revista e da seção; cumprimento dos critérios formais; organização e apresentação dos conteúdos; referências e fontes de acordo com a APA 6.ª edição;
  • Avaliação do conteúdo: originalidade do artigo; relevância do tema; objetivos e hipóteses; métodos; solidez teórica; clareza textual e capacidade descritiva; contribuição científico das conclusões e da discussão.

Estes critérios constam de um questionário online que os revisores utilizam completam através da plataforma OJS, garantindo o registo e rastreabilidade do processo.

Quando, por justa causa, um revisor, após ter aceitado uma revisão, não pode realizá-la, a equipa editorial, através do editor da seção, atribui um novo revisor. As indicações gerais de alocação, bem como o restante do processo, podem ser seguidas pelos autores. Quando houver, de maneira extraordinária, mais de um cancelamento de avaliação que possa afetar os prazos máximos estabelecidos na seção "Prazos de revisão", o autor será notificado dessa circunstância, caso deseje que o processo continue ou se prefere enviar o texto para outra publicação.

Passo 3: Decisão editorial

Recebidas as avaliações, os editores tomam a decisão final de aceitar ou rejeitar o artigo. No caso em que existam dúvidas nas avaliações recebidas, os editores podem enviar os artigos a novos revisores.

Finalmente, a equipa editorial da revista chega a uma decisão final. As possíveis decisões podem ser:

  1. Texto aceite sem modificação: o artigo que foi enviado é publicável. Nenhuma mudança é necessária.
  2. Texto aceite com pequenas alterações: o artigo é aceite, mas o autor deve corrigir alguns pequenos problemas que encontrará no relatório enviado pelo editor da seção, sob proposta dos revisores. O autor deve fazer as alterações e fazer upload da versão corrigida do artigo. Importante: para fazer upload desta nova versão, um novo envio não será criado, mas o novo documento será carregado como uma versão corrigida dentro do espaço criado no primeiro envio. As modificações feitas serão verificadas pelo editor da seção para verificar se os ajustes solicitados foram atendidos. Caso contrário, eles serão devolvidos ao autor novamente.
  3. Texto aceite com mudanças significativas: o artigo tem interesse para a publicação e é aceite, mas para ser publicado, é necessário fazer alterações substanciais. As indicações sobre as mudanças serão encontradas no relatório enviado pelo editor da seção, sob proposta dos avaliadores. O autor deve fazer as alterações e fazer upload da versão corrigida do artigo. Importante: para fazer upload desta nova versão, um novo envio não será criado, mas o novo documento será carregado como uma versão corrigida dentro do espaço criado no primeiro envio. As versões subsequentes dos artigos aceitados com grandes alterações serão revisadas novamente pelos mesmos revisores para verificar se as modificações propostas foram atendidas. Caso a revisão não incorpore as modificações ou correções solicitadas, um relatório desfavorável será emitido e o artigo será rejeitado.
  4. Rejeitado: o artigo apresenta deficiências que impedem sua publicação. O artigo é devolvido aos autores e o procedimento é encerrado.

Em todos os casos, o autor recebe uma notificação por email com o relatório da equipa editorial e as avaliações dos revisores. O autor pode também consultar o relatório e as avaliações através do sistema eletrónico de edição da revista, no processo associado à submissão.

Os autores podem apresentar reclamações sobre o procedimento de avaliação e decisão através do sistema. Após resposta dos editores, o processo de reclamação é encerrado.

Passo 4: Publicação

Tomada a decisão editorial, a inclusão dos artigos será agendada para o número em que a equipa editorial considere mais oportuno. O autor é notificado do agendamento. O agendamento é realizado em função dos seguintes critérios:

  • Pertinência do artigo em função da temático do número;
  • Número de artigos previamente agendados para um número específico.

O tempo máximo para a publicação de um artigo aprovado não será superior a 6 meses desde que o relatório favorável à publicação é emitido.

Processo editorial resumido:

 

Princípios Éticos

A PRISMA.COM segue um procedimento rigoroso para verificar os originais recebidos para evitar más práticas científicas. Para isso, são seguidos os princípios editoriais estabelecidos pela pela World Conference on Research Integrity:

  1. Responsabilidade pelo conteúdo da revista
  2. Independência e integridade editorial
  3. Confidencialidade editorial
  4. Incentivo à transparência
  5. Resposta a críticas e preocupações
  6. Assegurar um processo de revisão de pares justo e proporcional
  7. Decisão editorial imparcial e justa

Para garantir a conformidade com os padrões de qualidade da publicação e manter a natureza original e não publicada dos resultados publicados, a revista usa a plataforma Turnitin para deteção de plágio.

 

Indexação

A PRISMA.COM está indexada no DOAJ; WEBQUALIS; RCAAP; ULRISCHWEB; SCHOLAR; EZB; SHERPA ROMEO; LATINDEX; DIALNET; FONTE ACADÉMICA EBSCO; ACADEMIC SEARCH ULTIMATE EBSCO; WORLDCAT; ERIHPLUS; CROSSREF; BASE; JURN