As tecnologias digitais na geometria do cotidiano: o (re)pensar da prática docente

Maritza Costa Moraes, Vanda Leci Bueno Gautério, Aline Cardoso de Oliveira Macedo

Resumo


Este trabalho apresenta o relato reflexivo dos professores de Matemática da rede pública de ensino da cidade do Rio Grande/RS/Brasil que participaram do curso de extensão ‘A Geometria está em casa’. O curso objetivou problematizar e contextualizar alguns conceitos matemáticos da geometria a partir das tecnologias digitais, bem como as práticas docentes desenvolvidas na sala de aula. A proposta foi desenvolvida na perspectiva de compreender o educar como processo contínuo de aprender e ensinar e de pensar sobre a prática pedagógica com o uso das tecnologias digitais no espaço escolar. Assim, buscou se estabelecer as relações entre o planejamento e o desenvolvimento de atividades realizadas pelos professores com seus estudantes na escola num espaço de discussão e socialização presencial e virtual. Percebeu-se que esse tipo de abordagem proporcionou a ação-reflexão-ação do grupo, e essa provocou reformulações das explicações da prática profissional, culminando na mudança da prática docente e na própria atualização do curso.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.






Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas