Cadeia de valor do Pré-sal: criando valor através da Internet

Claudio Luis Cruz de Oliveira, Fernando José Barbin Laurindo, João Amato Neto, Carlos Massayuki Chinen

Resumo


O presente estudo visa explorar como a Internet pode ser útil na integração dos agentes da cadeia de valor do pré-sal. O tema é relevante vide o impacto que as reservas de petróleo estimadas entre 40 e 80 bilhões de barris de petróleo e gás possuem na economia nacional. Há inúmeros desafios técnicos para explorar as reservas que ficam a 340 km da costa e a 7.000 metros de profundidade, a integração eletrônica dos agentes é primordial para que as empresas compartilhem os projetos técnicos e criem a capacidade para atender a demanda por insumos e serviços especializados.

Para o entendimento da dinâmica da cadeia produtiva a ser instalada na Baixada Santista, será utilizado referencial de pesquisas anteriores sobre arranjos produtivos locais do estado de São Paulo (Amato, 2009). Através de comparação com outros arranjos, será classificado o nível de organização e de maturidade da cadeia produtiva do pré-sal.

Será identificado como as redes de informação atualmente existentes contribuem para integrar a cadeia. Por fim, será proposto um novo modelo de criação de valor na Internet baseado nas contribuições de Amit & Zott (2001) que se apóiam em quatro pilares: eficiência, inovação, retenção e complementaridade.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.






Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas