Os weblogs e a sua apropriação por parte dos jovens universitários. O caso do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve.

Neusa Baltazar, Joana Germano

Resumo


O crescimento do número de weblogs nos últimos anos em Portugal revela não só a sua importância para a sociedade em geral como também nos deixa adivinhar as suas potencialidades quando aplicados a determinados públicos. Considerando o interesse que a maioria dos jovens sente pelas novas tecnologias, esta nova ferramenta pode ser utilizada ao serviço do ensino para fomentar o interesse dos alunos pelas aulas e pela matéria, atribuindo-lhes um papel mais activo e participativo. Um weblog pode ser um espaço de discussão e reflexão, permitindo aos elementos da turma participar e estreitar laços. Este trabalho tem como objectivo conhecer a apropriação e o contexto real de utilização que os alunos do curso de ciências da comunicação da Universidade do Algarve fazem actualmente dos weblogs. Segundo os resultados, todos os inquiridos consideram que os blogs são ferramentas úteis no ensino e já participaram em blogs de disciplinas. 78% considera que os mesmos contribuem para uma melhor aprendizagem. No entanto, identificámos que um dos principais entraves para a sua participação é a falta de motivação. Como ultrapassar então este problema? Pretendemos contribuir para que as potencialidades desta ferramenta sejam melhor exploradas, fomentando o desenvolvimento de um ensino mais participativo e colaborativo.

Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.






Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

Lista da Revistas