Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins

Ana Gabriela Clipes Ferreira, Clóvis Milton Duval Wannmacher

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar as publicações de uma Faculdade de Educação brasileira em livros e capítulos de livros. Contextualiza a comunidade estudada e o veículo de comunicação científica formal livro, bem como faz breve discussão sobre o comportamento de publicação da área da educação e áreas afins. Pesquisa cientométrica, de caráter exploratório e descritivo. Com recorte temporal de 2000 a 2015, os livros e capítulos representaram um total de 2740 registros, ou 17,97% do total da produção. Quando verificados os itens com maior número de circulação na biblioteca, verifica-se que existe ligação entre estes e a produção docente da unidade, sendo que dos 50 títulos com maior número de empréstimos, 15 pertencem à produção intelectual da faculdade. Conclui-se que na comunidade pesquisada, os livros mantêm importância como veículo de comunicação científica, bem como pôde ser verificado a circulação destas informações.


Palavras-chave: Comunicação científica. Livro. Produção científica. Faculdade de Educação.


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