Um estudo focado ao PROUNI através da análise de dados abertos: período de 2005 até 2016

Vanderlei Benedito da Silva Filho, Letícia Souza Netto Brandi

Resumo


O número de informações geradas em todo o mundo tem aumentado exponencialmente, muitos dos dados gerados têm sido disponibilizados seguindo os princípios de dados abertos, a análise destes dados permite que eles possam ser utilizados de forma benéfica, garantindo transparência, participação e colaboração. Neste contexto, através de uma pesquisa descritiva, este artigo tem como objetivo a utilização da ferramenta de visualização de dados Tableau Public para gerar gráficos interativos possibilitando analisar os dados referentes ao período entre 2005 e 2016 do Programa Universidade Para Todos – PROUNI, disponibilizado pelo Governo Federal Brasileiro através de seu portal de dados abertos. A análise dos gráficos gerados permitiu verificar o desempenho do programa desde sua criação, traçar o perfil de seus beneficiários e realizar um comparativo com as informações da população brasileira.

Palavras-chave: Dados abertos, Visualização de dados, Governo Eletrônico, PROUNI.


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