Somos Todos Netflix: Interação e Estratégias de Engajamento nas Publicações da Série Stranger Things

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Vanessa Valiati, Márcio do Carmo Júnior, Vitória do Amaral Vareira

Resumo


Este artigo busca identificar como são caracterizadas as interações online da Netflix entre seus consumidores no site de rede social Facebook, tendo como finalidade verificar o engajamento estimulado pela emoção dos consumidores nas publicações referentes a série Stranger Things (2016 -). Para compreender o principal objetivo dessa pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados as interações online, bem como as estratégias de marketing aplicadas nas mídias sociais da Netflix, que serviram de aporte teórico para à análise metodológica. Assim, a pesquisa baseou-se no estudo de seis publicações compartilhadas pelo perfil oficial da Netflix referentes à série Stranger Things (2016 -), no Facebook, durante o mês de lançamento da segunda temporada. Com isso, foram utilizadas como técnicas de análise a observação, a pesquisa documental, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Por fim, com base na análise das estratégias utilizadas pela Netflix nas publicações da série, foi possível observar que as mídias sociais da marca podem ter caráter emocional. Ainda, por meio da análise das interações, constatou-se que a parte majoritária dos consumidores que interagem nas publicações da série Stranger Things (2016 -) são amantes da marca, e com isso, evidenciou o relacionamento customizado da Netflix com seus usuários nos sites de redes sociais.

Palavras-chave: Netflix, Interação online, Engajamento, Emoção, Marketing digital.


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