Letramento Acadêmico: prática cultural discursiva

Olira Saraiva Rodrigues

Resumo


Este artigo pretende discorrer a respeito da necessidade premente e estratégias didáticas e pedagógicas em relação ao letramento acadêmico, na compreensão de universitários, enquanto sujeitos da linguagem, com valores e marcas identitárias. A proposta desta pesquisa é perscrutar teoricamente o letramento acadêmico, bem como lançar algumas prospecções, a partir de possibilidades práticas de sua apropriação no ambiente universitário pelos acadêmicos. estudo visa colaborar com a construção de conhecimentos que interfiram (re)signifiquem no processo do letramento acadêmico, por meio de reflexões, para que estudantes sejam construtores de seus próprios discursos e não somente reprodutores de discursos legitimados. Metodologicamente, a pesquisa se pauta em estudo bibliográfico e descritivo, de abordagem qualitativa. Para tanto, a análise epistemológica se fundamenta em Foucault (1996), Orlandi (1988) e Rodrigues (2009) para noção de discurso; Soares (2009) para letramento e Lea e Street (2014) para letramento acadêmico.

Palavras-chave: Letramento Acadêmico. Noção de Discurso. Processo de Aculturação.


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Copyright © 2005 | CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória | PRISMA.COM | ISSN 1646-3153  | DOI 10.21747/16463153 | Contacto: prisma.com@letras.up.pt 

  

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