Políticas Editoriais

Âmbito

A Via Spiritus : Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso, da responsabilidade do CITCEM (Centro Transdisciplinar, Cultura, Espaço e Memória), iniciou a sua edição em 1994, na sequência da criação do Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade, Unidade de I&D, nº 24, da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Na qualidade de revista científica, tem como objetivo principal a divulgação de trabalhos no âmbito História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso, podendo incluir contributos provenientes de outras áreas disciplinares das ciências sociais. Possui uma linha editorial alicerçada na diversidade teórica e metodológica.

Políticas de Secção

Artigos

Seleccionado Submissões Abertas Seleccionado Indexado Seleccionado Revisto pelos Pares

Varia

Recensões

Volume completo

Direção espiritual

Nota Prévia

Guerra e Paz

Nota Crítica

A Arte de morrer: relatos, formas e circunstâncias

A palavra e o silêncio. Artes e práticas da oração

Notas

BIBLIA E POESIA

Processo de Revisão por Pares

Via Spiritus : Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso aceita textos de diversa natureza: artigos, recensões, notas de investigação e ensaios bibliográficos. Os textos poderão ser apresentados em português, espanhol, italiano, francês e inglês.

Os textos apresentados terão de ser originais, assumindo os autores que não foram publicados, qualquer que tenha sido a sua forma de apresentação. Excepcionalmente o Conselho de Redação poderá aceitar trabalhos já publicados, desde que considerados relevantes cientificamente.

Os textos constituintes da Varia serão sujeitos a um processo de avaliação com vista à sua possível publicação. A direcção da Via Spiritus : Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso efectuará uma avaliação inicial que tomará em conta a pertinência do texto face à linha editorial, a qualidade e o cumprimento integral das normas formais de apresentação estipuladas no presente documento.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.