A FILOSOFIA ANTROPOFÁGICA E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO: EM TORNO DAS MULTIPLICIDADES CULTURAIS

Sílvio Gallo

Resumo


Resumo

Uma das compreensões filosóficas mais correntes sobre a educação afirma a sua intrínseca relação com a cultura. Desde a noção grega antiga da Paideia até noção alemã moderna de Bildung, os laços entre educação e cultura são intimamente demarcados. Ainda que sejam múltiplas e plurais as concepções de educação e de cultura, esses vínculos parecem indeléveis. Mas, desde já, apontemos um problema: as relações entre educação e cultura, de forma quase invariável, são estudadas desde uma perspectiva “interior”, isto é, são abordadas no seio de uma determinada cultura. Para não sairmos dos casos já citados, pensa-se a educação no seio mesmo da cultura grega e é isso que implica em uma Paideia. Ou pensa-se a educação no contexto da cultura alemã moderna, e daí afirma-se uma Bildung. A Paideia não implica uma relação de gregos com outros povos, assim como a Bildung não implica uma relação de alemães com outros povos. Ou, melhor dizendo, a relação de um grego ou de um alemão com outros povos (outras culturas) é sempre pensada a partir de sua cultura; é a Paideia e o pertencimento ao universo grego que permite que se relacione com o outro; outro que é visto como bárbaro, literalmente aquele que, por não falar a mesma língua, não pertence àquela cultura.


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